Dica:
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JOSÉ MÁRIO DE SOUSA |
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Full
stall: quando o piloto atua profundamente em ambos
os batoques e desmancha completamente a
aerodinâmica do equipamento. É
uma manobra de homologação,
o que significa dizer que é a mesma
feita pelos profissionais das fábricas
quando testam os equipamentos e deve ser
realizada sobre a água |
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Front
Stall: quando o piloto puxa os
dois tirantes dianteiros, que são
as fitas que prendem todas as linhas do
piloto ao equipamento, simultaneamente,
provocando um fechamento do bordo de ataque
do equipamento. Serve para perder altura.
Um paraglider possui três tirantes
(A, B e C). |
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Assimétricas: é o fechamento de um dos lados do
equipamento, somente de uma asa. Serve para
treinamento de simulações
de fechamento. |
B-stall: quando o piloto
traciona simetricamente o tirante B, deformando
o equipamento na linha longitudinal, fazendo
com que a manobra seja de descida. |
Espiral: o piloto dá um giro centrifugado
de 360 graus. É a manobra que faz
perder mais altitude rapidamente e é
de descida. |
Negativa: o piloto dá um giro negativo e estola
um dos lados do equipamento. É uma
manobra de homologação. Estolar
é derrubar um ou dois lados do equipamento
para que ele deixe de voar. |
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Negativa
com saída em full: é
uma manobra avançada, na qual um piloto,
num curso de segurança, faz uma negativa
e recupera o velame fazendo um full stall. |
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Orelhão: o piloto traciona determinadas
linhas e o equipamento fecha as pontas,
diminuindo a área e, conseqüentemente,
aumentado a taxa de descida. Serve para
descer mais rápido.
Looping: é uma manobra que,
atualmente, poucos pilotos estão
testando e tentando fazer. É um giro
completo no eixo do equipamento.
Essas manobras são
utilizadas no vôo livre e para realizá-las
o piloto deverá ter feito alguns
cursos que são: Básico, que
dá as noções inicias,
e o Intermediário, para quem vai
permanecer no esporte, pois dá aprofundamento
na parte teórica e prática.
Se
o piloto quiser aumentar seus conhecimentos,
poderá fazer aulas de Simulação
de Incidentes de Vôo (SIV). Para
isso, ele deverá ter mais de 60
vôos. |
A
dica foi dada. Quem tiver interesse em experimentar
ou até mesmo em se profissionalizar no
parapente, já tem uma idéia de como
o
esporte é grandioso e as possibilidades
de evolução e desenvolvimento que
o atleta tem através de suas manobras e
cursos.
Mas para isso, não se esqueça, é
necessário estar bem preparado.
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